‘Whats’ faz diferença em eleição, diz especialista

AssCom Alex Canziani
14 de junho de 2016 - 11:23 h

O popular aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp poderá ser um grande diferencial nas campanhas deste ano, aposta o especialista em marketing eleitoral Eduardo Yokomizo, de Apucarana, consultor credenciado pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) e membro da Associação Brasileira de Jornalistas (ABJ). Ele estará neste sábado, às 9 horas, ministrando uma palestra especial em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, para os filiados do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) naquela região e também da região central do Paraná, dentro do ciclo intitulado “Formação de Líderes”, evento preparatório dos pré-candidatos do partido voltado ao pleito municipal de outubro. A promoção, no salão de Eventos Coma Bem (Rua Faxinal, Chácara 36), é do PTB do Paraná e do seu presidente, deputado federal Alex Canziani, idealizador do evento.

“O WhatsApp tem um poder enorme de mobilização. Se eu tiver uma grande lista de colaboradores de campanha poderei convocar a todos, com apenas um clique, para um encontro ou passeata, ou para uma simples reunião”, destaca o consultor, que está no mercado eleitoral há 20 anos. “E cada um destes meus colaboradores poderá replicar as nossas mensagens de campanha em seus grupos pessoais. É uma ferramenta espetacular”.

Eduardo Yokomizo também vai falar da importância de outras mídias sociais populares, como o Facebook, Twitter e Instagram, e também sobre a nova moda de aplicativos, o instantâneo “Snapchat”, que pode integrar os candidatos aos eleitores de uma forma diferenciada, uma vez que o seu conteúdo só pode ser visto apenas uma vez e é deletado logo em seguida, se “autodestruindo”.

O snap – diz o consultor – pode manter o candidato mais próximo do eleitor, “apesar da sua instantaneidade”. Segundo Yokomizo, a eficiência de comunicação dos candidatos deste ano será medida pelo compartilhamento das mensagens através da integração de suas contas nas redes sociais: “Dependendo do que é postado ali [no Snapchat] é bom compartilhar no Facebook e no Twitter”. A natureza efêmera do aplicativo fez com que a rede social ficasse popular especialmente entre os jovens da chamada geração Millennials (nascidos entre 1980 e 2000).

LEGISLAÇÃO
– Além da palestra de Eduardo Yokomizo, o PTB do Paraná também estará abrindo espaço para debater a legislação eleitoral, que prevê mudanças para o próximo pleito. Para isso, estará presente no local o advogado especialista em Direito Eleitoral, Nilso Paulo da Silva, de Londrina.

As duas palestras devem se encerrar às 12 horas.