Teatro do Centro Cultural José Kentenich deve ficar pronto em 2014

AssCom Alex Canziani
8 de novembro de 2013 - 14:12 h

A segunda etapa da Campanha para a construção do Centro Cultural Jos&eacute Kentenich, que engloba o Teatro Mãe de Deus, foi lançada nesta sexta-feira de manhã pela direção do centro, membros do Comitê de Desenvolvimento do Projeto e pela entidade mantenedora Instituto Social Educativo Novo Signo, em evento realizado nas obras do próprio teatro, na avenida Rio de Janeiro, quase esquina com Pará, em Londrina.

A campanha ganhou o eslogam “Escreva seu nome nessa história”. O objetivo &eacute terminar o Teatro em setembro de 2014 como “um presente” para Londrina, nos seus 80 anos. Já o complexo do Centro Cultural Jos&eacute Kentenich, empreendimento total, tem previsão de t&eacutermino em 2016.

Participaram do lançamento da campanha a coordenadora do projeto Irmã Rosa Maria Ruthes, os deputados federais, Alex Canziani (PTB) Andr&eacute Vargas (PT) Luis Carlos Hauly (PSDB) o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellucci, a Secretária Municipal de Cultura, Solange Batigliana a vereadora Lenir de Assis (PT) o empresário Ary Sudan, representando os membros do Comitê de Desenvolvimento do Projeto, a presidente da APP Londrina, Patricia Hemerly, convidados e equipes do projeto.

A Campanha

Utilizando a Lei Rouanet ou atrav&eacutes de contribuição direta, a campanha pretende atingir a comunidade, que tamb&eacutem pode participar da construção do Teatro Mãe de Deus doando recursos e/ou destinando impostos para a “aquisição” simbólica de uma cadeira na plateia. Nas contribuições a partir de dois mil reais, a empresa ou a pessoa física tem o direito ao nome no encosto do assento. &Eacute a “Campanha das Cadeiras”. Os nomes de todos os doadores, independente de valores, serão colocados em pain&eacuteis (ou placas), nas dependências do Teatro e/ou Centro Cultural.
A proposta da campanha partiu do deputado Alex Canziani (foto), que aproveitou o seu discurso na solenidade para conclamar empresários e políticos da cidade a adquirirem lotes de cadeiras para posterior venda a seus “networking” (redes de contatos).

A utilização da Lei Rouanet, que tamb&eacutem foi uma indicação de Canziani, permite que a pessoa jurídica destine at&eacute 4% do lucro real do imposto de renda da empresa, com 100% de abatimento (da doação) no imposto de renda do ano em exercício. E que a pessoa física destine at&eacute 6% do seu imposto de renda, com 100% de abatimento no imposto do ano em exercício. Dessa maneira, o dinheiro dos impostos pagos em Londrina fica em Londrina.

Aprovação

Este projeto &eacute o maior projeto cultural aprovado pelo Minist&eacuterio da Cultura em Londrina. O valor total do Teatro &eacute de seis milhões (com o aditivo da Lei). Já foram captados um milhão e 200 mil reias. Faltam 4 milhões e 800 mil reais.

O Minist&eacuterio aprovou o projeto do Teatro no final de 2012, pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, autorizando a captação de recursos atrav&eacutes do artigo 18 da Lei Rouanet, que permite 100% de abatimento do valor investido, no imposto devido, tanto para pessoas físicas como para jurídicas.

Desde então, os trabalhos para a busca por parceiros para o t&eacutermino da obra, iniciada há sete anos (2007) e interrompida na &eacutepoca por falta de capital, retornou tendo como meta principal a conclusão do Teatro Mãe de Deus, já no próximo ano (2014).

Segundo a coordenadora do projeto Irmã Rosa Maria Ruthes, tamb&eacutem gestora administrativa do Col&eacutegio Mãe de Deus, hoje o Centro Cultural tem 11 patrocinadores sendo quatro empresas de reconhecimento nacional e internacional e mais sete apoiadores como pessoa física. “Necessitamos da parceria de outras empresas e de mais pessoas físicas. O apoio da comunidade para a conclusão desta obra filantrópica &eacute muito importante para o movimento cultural de Londrina”, diz a Irmã.

O Centro Cultural e Teatro Mãe de Deus

Localizado na esquina da Avenida Rio de Janeiro com a Pará, o Centro Cultural Jos&eacute Kentenich será um espaço privilegiado para receber eventos, cursos treinamentos, workshops, entre outros, fomentando a economia de Londrina e região e contará com capacidade para at&eacute 1.600 lugares, em pelo menos 11 auditórios e um teatro completo com 535 assentos.

O projeto do Centro Cultural compreende salas articuladas, multiuso e equipadas, contando tamb&eacutem com espaço para feiras. O Teatro terá um moderno sistema cênico, projeção, sonorização, ar, sala de tradução, camarins, sala de imprensa, acessibilidade entre outros.

Como contribuir

Interessados em contribuir atrav&eacutes da Lei Rouanet, como pessoas física ou jurídica, devem entrar em contato com o departamento de marketing do Col&eacutegio Mãe de Deus pelo telefone (43) 3031-6814. Doações atrav&eacutes de cotas, independente da Lei tamb&eacutem fazem parte da captação de recursos para os dois empreendimentos. A conta aberta para o Projeto do teatro, atrav&eacutes da Lei Rouanet &eacute: Banco do Brasil, Agência: 32873-1, Conta Corrente: 2755-3. https://centroculturaljosekentenich.wordpress.com/

COM ALEA COMUNICAÇÃO