Seminário internacional debate papel do professor

Formação continuada e o papel do professor na preparação dos cidadãos no Século 21 são alguns dos temas do encontro no próximo dia 6 na Câmara dos Deputados, em Brasília, numa promoção da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional e da Comissão de Educação da Câmara. O “Seminário Internacional de Formação Docente” será realizado das 8 às 18 horas no auditório Nereu Ramos, da Câmara.
Direcionado para profissionais, gestores e pesquisadores, o seminário terá a participação de alguns dos principais atores envolvidos no debate e na formulação de políticas públicas voltadas para a preparação acadêmica de professores no Brasil e no mundo. Serão três painéis em pauta: formação inicial, formação continuada e o papel do professor na formação dos cidadãos. “O encontro pretende ser importante palco de discussão no momento em que o Congresso vota a reforma do ensino médio e o governo federal elabora a Base Nacional Comum Curricular”, explica o presidente da FPE, deputado Alex Canziani (PTB).
PALESTRANTES – O evento terá a presença de profissionais gabaritados, como a diretora-executiva do Movimento “Todos pela Educação”, Priscila Cruz secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos e o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, todos palestrantes.
Do exterior foram convidados a vice-reitora e professora de Educação da Teachers College (Columbia University – EUA), Anne Lin Goodwin vice-presidente da Divisão de Educação da Fundação Global Peace Ira Lit, doutor em Estudos Curriculares e Formação de Professores da Universidade de Stanford (EUA), Tony Devine e o doutor em Learning Sciences pela Northwestern University, Paulo Blikstein.
Além de Canziani, a abertura do seminário deverá contar com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho presidente da Comissão de Educação, deputado Arnaldo Faria de Sá e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, dentre outros.
O evento conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidido por Antônio Oliveira Santos.