Secretário fala sobre Base Nacional Comum

O secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios Cunha Melo, é o convidado da próxima quarta-feira, dia 2, a partir das 8 horas, para o ciclo de palestras Educação em Debate, promovido pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Palácios falará sobre a Base Nacional Comum Curricular, que irá definir os objetivos da aprendizagem na educação pública.
A palestra, no plenário 10 do Anexo II da Câmara, é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara. A condução dos trabalhos será do presidente da Frente, deputado Alex Canziani.
BASE NACIONAL – O documento vai reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica do Brasil. Até 15 de dezembro, o governo irá receber contribuições para este novo currículo, já disponível para consulta pública (veja em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conheca). A proposta final deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.
A proposta foi desenvolvida por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas, diretrizes e estratégias para a educação brasileira. A ideia, segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, é “que sejam especificados, por ano e por componente curricular, os objetivos de aprendizagem do governo federal”.
Na prática, a Base Nacional apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.
Segundo o documento preliminar, o currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional. (com informações do Portal do MEC)