Relator do Fies, Alex comemora resultados das inscrições
Crédito: BILLY BOSS/CÂMARA DOS DEPUTADOS
O resultado das inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deste ano será publicado em 5 de março, em chamada única, mas o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da medida provisória que criou o novo Fies, já comemora o resultado. Ele assegurou que o novo modelo de financiamento é um sucesso. “As universidades particulares ofertaram mais de 980 mil vagas e, em apenas dois dias, na semana passada, já tivemos 137 mil inscritos”, informou o deputado.
Em 2017, o Fies passou por uma reformulação com o objetivo de torná-lo mais sustentável e transparente. Agora dividido em três modalidades, o programa vai garantir 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano. Das vagas ofertadas, 100 mil terão juros zero para os estudantes que comprovarem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
“Fico muito feliz com o sucesso do programa, até por ter sido relator dessa matéria, e ter conseguido, junto com os parlamentares, aprovar essa nova legislação para o País”, declarou Canziani.
INSCRIÇÕES – As inscrições, que terminam neste dia 28 de fevereiro, são realizadas exclusivamente pela internet no site do Fies Seleção. O resultado será publicado semana que vem, mas no caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, a relação de selecionados sairá em 12 de março. Com exceção do P-Fies, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse por lista de espera entre 6 e 30 de março.
Reportagem – Liderança do PTB na Câmara. Celimar de Meneses, sob a supervisão de Renata Tôrres e com informações do Ministério da Educação.