Reitores questionam ministro sobre cortes nas IES

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) esteve reunida com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para cobrar mais recursos às instituições de ensino superior dos estados e municípios (IES). O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), também participou do encontro, realizado ontem no Ministério, em Brasília. Canziani destacou o momento importante da reunião, pois foi a primeira audiência de membros da associação com o ministro da Educação no Governo da presidente Dilma. O presidente da FPE será o interlocutor para demover o impasse que existe entre o MEC e a Abruem.
Além do corte no orçamento da Educação, os reitores estão preocupados com a exclusão das IES estaduais e municipais de políticas públicas nacionais, como o Programa Incluir, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Mais Cultura nas Universidades, entre outros.
A inconformidade dos reitores foi registrada pela presidente da Abruem, reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, que também questionou os cortes ocorridos na educação com impacto sobre programas e políticas nacionais (PARFOR, UAB, PIBID, PROAP, Pró-Equipamento), com destaque para o Pró-Equipamento, que atinge somente as IES estaduais e municipais. Adélia solicitou a retomada dos trabalhos da comissão constituída com representantes do MEC e da associação para discutir ações conjuntas.
CENÁRIO E CRISE – O ministro, por sua vez, declarou conhecer a importância das IES estaduais e municipais para a educação superior do país. Ele descreveu o cenário de crise econômica e a necessidade de tirar lições do período, e mencionou que os cortes são inevitáveis, “mas estão sendo feitos de forma a minimizar os impactos”.
O ministro disse que o período será utilizado para avaliar os avanços e políticas implementadas, e discorreu sobre o papel do MEC como mantenedor dos Institutos Federais de Ensino Superior, “o que lhe atribui responsabilidades que, no nosso caso, são assumidas pelos estados e municípios”. Ribeiro comprometeu-se a retomar os trabalhos da comissão MEC/Abruem através da Secretaria de Ensino Superior.
COM JORNAL DA MANHÃ, PONTA GROSSA