Projeto Conhecer Universitário já tem seus indicados do semestre

AssCom Alex Canziani
1 de Abril de 2018 - 09:54 h

Eduarda e Rafaela ganharam o concurso do PCU, promovido por Canziani, e agora vão conhecer Brasília e os Poderes da República

As estudantes Eduarda Tavares Pereira, de Apucarana, e Rafaela Fernandes Soares, de Guarapuava, foram as vencedoras da 5ª edição do “Projeto Conhecer Universitário” (PCU), promovido semestralmente pelo deputado federal Alex Canziani (PTB). Os resultados foram divulgados ontem. Agora, as duas se preparam para conhecer a Câmara dos Deputados, durante cinco dias, dentro do programa da Casa denominado “Estágio-Visita de Curta Duração”.

O programa da Câmara, que existe há 15 anos, possibilita a universitários de todo o país (de instituições públicas e privadas e também de pós-graduação) o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

  • Leia a minuta do Termo de Compromisso do Estágio-Visita clicando aqui.

Os indicados de cada gabinete parlamentar ficam cinco dias em Brasília com todas as despesas pagas pela Câmara (exceto passagens de ida e volta até a Capital Federal e despesas pessoais) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Casa (Cefor) emite um certificado de 36 horas aos participantes que estiverem presentes em 100% das atividades.

O PCU – O Projeto Conhecer Universitário é uma idealização de Canziani para integrar e democratizar o acesso das suas indicações ao Estágio-Visita. Cada deputado pode indicar, por semestre, até dois universitários para as turmas de visitantes do Estágio. “Como no nosso gabinete a procura [pelo Estágio-Visita] é sempre grande, muito maior do que a gente normalmente espera, resolvemos criar este concurso chamado ‘Projeto Conhecer Universitário’: os dois vencedores preenchem as nossas vagas”, explica o parlamentar paranaense, justificando a integração do Projeto ao Estágio.

O Projeto de Canziani existe há dois anos e já enviou sete estudantes para o programa da Câmara, e consiste de um concurso simples de engajamento de postagens (curtidas e compartilhamentos de fotografias dos próprios candidatos) na página oficial do Facebook do deputado. Os autores dos dois posts mais engajados são os vencedores das duas vagas de Canziani no Estágio-Visita.

No caso deste semestre, a postagem de Eduarda teve 244 curtidas e 196 compartilhamentos, e a de Rafaela teve 318 curtidas e 299 compartilhamentos. Antes da homologação do resultado final, todas as postagens dos concorrentes passam por uma verificação. Evidentemente exclui-se os engajamentos identificados como inserções duplicadas e “fakes”, e outros meios que porventura provoquem multiplicação de votos.

Eduarda tem 19 anos e está no 5º ano de Direito da Faculdade do Norte Novo (Facnopar). Ela vai para a Capital federal dia 21 de maio e ficará até dia 25. Já Rafaela tem 21 anos e faz o 7º Período de Engenharia de Produção na Faculdade Campo Real. Ela conhecerá Brasília de 11 a 15 de junho.