Professor fala da arte de contar histórias

AssCom Alex Canziani
14 de Maio de 2015 - 11:31 h

A arte milenar de contar histórias enriquece a forma de transmitir conhecimento e informação desde quando apenas a oralidade era possível. Para explicar um pouco sobre esta forma diferenciada de comunicação, estará em Londrina o professor Cleber Fabiano da Silva, especialista no assunto, que fará a palestra “Por que ouvir e contar histórias”, nesta quinta-feira (14), às 19 horas, no Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central de Londrina (Rua João XXIII, 401, Centro), numa copromoção da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, UniFil, Colégio Londrinense e Anglo Londrinense. O evento faz parte do ciclo de palestras “Educação em Debate” e é aberto à comunidade, mas especialmente voltado a gestores escolares (diretores), professores, supervisores de escolas municipais e estaduais, dirigentes e professores de escolas particulares.

“Ouvir e contar histórias são, sem dúvida, duas das melhores coisas da vida. É inegável que crianças e adultos se encantam com uma história bem contada, seja ela retirada de um livro de histórias ou uma narrativa pessoal de um fato”, destaca Silva. “As histórias aproximam pessoas, desvendam mistérios, compartilham aventuras, medos, angústias e finais felizes. Quando nos reunimos em torno de uma história e seu narrador, compartilhamos sentimentos, nos tornamos sensíveis aos sonhos alheios, e dividimos não apenas um espaço, mas as imagens, os pensamentos e as emoções.” Para o professor, a contação de história também é uma forma lúdica de valorizar a educação em sala de aula.

QUEM É – Cleber Fabiano da Silva é graduado em Letras e possui mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua como professor de Literatura Infantil no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Associação Catarinense de Ensino (ACE), onde também coordena o Núcleo de Contadores de Histórias.

É também diretor pedagógico da Fatum Assessoria Educacional e idealizador do curso de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Além de seu ofício como narrador oral cênico, ministra palestras em várias cidades do Brasil e é pesquisador do Programa de Literatura Infantil Juvenil da Universidade da Região de Joinville (PROLIJ/Univille).

A entrada para a palestra do professor é franca, mas pede-se como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação irá para a Casa do Caminho de Londrina, que abriga 180 crianças e pré-adolescentes.