PL de Canziani cria ‘Dia do Exportador’

AssCom Alex Canziani
12 de dezembro de 2017 - 17:02 h

O Senado Federal aprovou hoje à tarde, em turno único, o Projeto de Lei nº 08/2017, dos deputados federais Alex Canziani (PTB) e Diego Garcia (PHS), que institui o “Dia Nacional do Exportador”, a ser comemorado sempre em 28 de janeiro. A matéria já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados e agora vai à sanção.

Segundo Alex Canziani, a lei tem um duplo objetivo: homenagear os que se dedicam à atividade exportadora e contribuir para o fortalecimento do comércio exterior brasileiro. “A exportação é atividade estratégica capaz de gerar divisas e empregos para o País, ao passo que promove a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional, fortalecendo-as e propulsionando o seu desenvolvimento”, salienta. “A atividade exportadora é capaz de promover ganhos de produtividade e escala estimular a inovação e a qualificação da mão de obra fortalecer as condições de concorrência e resiliência econômica das empresas envolvidas e gerar externalidades positivas para a economia como um todo.”

De acordo com o deputado petebista, um setor exportador forte permite, por exemplo, a criação e a elevação de padrões de renda e emprego e estimula a vitalidade e o dinamismo da economia.

28 DE JANEIRO – Alex Canziani explica que a data escolhida para a comemoração diz respeito ao marco histórico do comércio exterior brasileiro: a assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, por D. João VI, em 1808, quando da chegada da Família Real ao Brasil.