Paulista será secretário regional do Codinorp
O futuro secretário Regional de Educação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) será Amauri Monge Fernandes, de Santana do Parnaíba (SP). O anúncio foi feito ontem pelo presidente da associação, prefeito de Prado Ferreira, Sílvio Antônio Damaceno (PP). Ele venceu a disputa contra 367 concorrentes (de 20 Estados e 190 cidades) que se inscreveram para a seleção nacional inédita. O cargo está sendo criado no âmbito do consórcio e será regido pela CLT.
Fernandes passou por três etapas para finalmente ser escolhido. Cargo inédito no Brasil, a seleção é uma iniciativa idealizada pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, Alex Canziani (PTB), e pelo Codinorp, que tiveram a parceria do Programa Líderes de Gestão Pública do Vetor Brasil, responsável pelo processo de pré-seleção. No último dia 8 de dezembro a entidade havia entregado ao Codinorp os dois finalistas do processo para a escolha final, que coube ao consórcio.
“Ficamos extremamente satisfeitos com todo o processo e a qualidade dos candidatos superou todas as nossas expectativas”, comenta Damaceno. Ele conta que a escolha final foi bastante difícil, uma vez que os dois finalistas apresentavam competências que os credenciavam ao cargo.
Conduzido pelo Vetor Brasil, o processo de pré-seleção do Secretário Regional de Educação começou no dia 11 de outubro com o lançamento da Aliança Regional pela Educação, e envolveu as equipes da entidade, representantes dos municípios do Codinorp – que participaram da sabatina com os candidatos classificados – além de profissionais de renome da educação no Brasil, que compuseram a banca avaliadora, última etapa do processo de pré-seleção.
“Em nome do Codinorp, eu agradeço a todos os que se inscreveram para o cargo, aos participantes da sabatina e aos componentes da banca avaliadora, por acreditarem em nosso projeto e por nos ajudarem a fazer desse um processo transparente e profissional”, declarou Damaceno.
Segundo o deputado Alex Canziani, a ideia da realização do concurso nacional foi baseada num processo parecido que foi realizado no final do ano passado na cidade de Londrina, também no Paraná. A proposta londrinense também partiu do deputado: “O Codinorp vai fazer uma revolução na educação dos seus municípios”, confia o parlamentar paranaense.
O QUE É – O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná é composto pelos municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira. No todo, elas somam cerca de 70 mil habitantes e, embora sete delas tenham notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional, a expectativa do consórcio é que a aprendizagem poderá ser aprimorada com essa parceria.
COM ASSESSORIA DO CODINORP/FOTO: G1