Paraná pode sediar Rede de Matemática Industrial

AssCom Alex Canziani
15 de setembro de 2015 - 20:09 h

O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), e o diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yuan Jinyun, pediram nesta terça-feira ao ministro da Ciência e Tecnologia (MC&T), Aldo Rebelo, apoio para a construção em Curitiba da sede do Instituto de Matemática Industrial (IMI-UFPR), onde funcionará a Rede Nacional de Matemática Industrial.

A rede integrará centros de pesquisa em todo país para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e à formação de recursos humanos qualificados para a atuação em áreas estratégicas ao desenvolvimento de tecnologia e inovação na indústria brasileira.

Segundo Yuan, a rede integrará centros de pesquisa das universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Ceará (UFC), do Espírito Santo, de Goiás (UFG), do Rio Grande (FURG), das universidades estaduais de São Paulo (USP), Paulista (Unesp), de Campinas (Unicamp), de Londrina (UEL), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Orçado em R$ 20 milhões, o projeto da sede da IMI-UFPR é assinado pelo ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, arquiteto Jaime Lerner.

INOVAÇÃO – “A inserção do Brasil na economia mundial depende da capacidade de o país desenvolver tecnologia e inovação”, disse Canziani, que na mesma tarde buscou apoio, por sugestão do ministro, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – autarquia vinculada ao MC&T, para o desenvolvimento do projeto.

A ideia é juntar pesquisadores de alto nível teórico, que atuam nas mais diferentes áreas, com técnicos do setor produtivo que detêm o conhecimento prático.

Veja mais no Blog da Educação.