Ordem de serviço para trincheira de Rolândia
Rolândia está ganhando um belo presente de Natal. O diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Charles Magno Nogueira Beniz, de Brasília, estará na cidade neste dia 1º de dezembro assinando a Ordem de Serviço para o início das obras da tão sonhada trincheira que vai modernizar e melhorar o fluxo de veículos nos cruzamentos das avenidas castro Alves, Presidente Vargas e Ayrton Rodrigues Alves. O evento será às 10 horas no gabinete do prefeito Luiz Francisconi Neto (PSDB).
As articulações para a viabilização da obra são do deputado federal Alex Canziani (PTB), que conta com o apoio da bancada paranaense no Congresso Nacional. “É um sonho de mais de 30 anos que está começando a sair do papel”, salienta o parlamentar. “A construção é um ganho para toda a região, não apenas para Rolândia.” Canziani faz questão de ressaltar que “a bancada tem colocado recursos para poder ajudar a viabilizar”.
Em julho, o Ministério dos Transportes havia empenhado R$ 4,25 milhões para realizar as obras da trincheira na área da Ferrovia EF-369/PR. O custo total do projeto é de R$ 7.056.219,94, com prazo de execução de 420 dias. A construtora será a Legnet Engenharia, de Pinhais.
O projeto é complexo e de alto investimento, o que justifica os longos prazos para sua execução. Em 2010, atendendo reivindicação do então prefeito Johnny Lehmann, Canziani conseguiu aprovar uma emenda ao Plano Plurianual 2008/2011 para a obra. No ano seguinte, o deputado incluiu o pedido de mais recursos, “que, embora não tenham sido empenhados, foram importantes para manter o projeto nos PPAs seguintes (2012/2015 e 2016/2019)”, explica Canziani.
AGRADECIMENTOS – O deputado federal Alex Canziani agradece ao ex-prefeito Johnny Lehmann e ao atual Luiz Francisconi Neto por indicarem e acreditarem no projeto. O deputado também enaltece o empenho do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella do diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, e do coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Chagas, além de “todos os servidores do departamento, que, ao longo desses sete anos, acompanharam e nos ajudaram a transformar esse grande sonho em realidade”.