Obra de R$ 7,5 milhões vai melhorar o trânsito em Rolândia

O prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, e o chefe de engenharia da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Paraná, Max Cancian, assinaram ontem o edital para a construção de uma obra que há décadas é aguardada pela população do município: a transposição da linha férrea sobre a BR-369, que promete melhorar significativamente o fluxo de veículos na cidade. O evento à noite foi na Câmara Municipal.
A assinatura do edital, na prática, dá início à licitação da obra, para a qual já estão reservados R$ 7.529.927,00 do orçamento federal. Um dos responsáveis pela liberação dos recursos foi o deputado federal Alex Canziani (PTB), que articulou politicamente as ações no DNIT.
Trata-se de uma concorrência pública do tipo menor preço. Podem participar da concorrência empresas de todo o País e até do exterior. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas será no dia 5 de maio, no auditório do Departamento em Curitiba. Pelo edital, a empresa vencedora terá 14 meses para executar a obra.
Será construída uma trincheira que vai interligar as avenidas castro Alves e Ailton Rodrigues Alves. “Esta obra vai melhorar a mobilidade urbana
em Rolândia. Vai resolver o problema da dificuldade de travessia da linha férrea”, afirma Max Cancian. “A assinatura do edital é o primeiro passo para a execução da obra. O dinheiro já está garantido”, acrescenta o diretor do DNIT no Paraná.
Atualmente, diz o prefeito Johnny Lehmann, os motoristas precisam esperar às vezes até mais de uma hora para poder fazer aquela travessia, nos momentos em que há operações de transbordo no pátio de manobras da América Latina Logística (ALL), que administra a malha ferroviária nacional. “É um transtorno diário que a população de Rolândia sofre há pelo menos 30 anos”, afirma Lehmann.
Segundo ele, a obra tem um alcance muito maior do que simplesmente melhorar o trânsito. “A trincheira vai permitir não só a passagem dos carros, como também de ambulâncias e outros veículos que fazem atendimento emergencial, como Samu e Siate”, diz Lehmann. “Dependendo do tamanho da composição, as manobras dos trens interrompem o trânsito por muito tempo, provocando grande transtorno”, avalia o prefeito. “Será uma obra de grande importância para a cidade.”
O deputado Alex Canziani também comemora o pontapé inicial para a obra: “Há muito eu e o prefeito estamos trabalhando para esta conquista. É um sonho dos rolandenses que começará a virar realidade”, destacou o parlamentar.
COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA/ FOTOS: PMR