OBMEP premia alunos vencedores de 2016
A coordenação do Paraná da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estará realizando hoje, em Curitiba, às 14h30, a cerimônia de premiação relativa aos resultados obtidos pelo Núcleo Regional de Educação na competição do ano passado. O evento será no Teatro da Fundação Espírita do Paraná (FEP), na Alameda Cabral, 300.
De manhã, a mesma solenidade foi realizada em Ponta Grossa, relativa ao NRE daquela região. Na sexta-feira da semana passada ocorreram em Maringá e em Londrina. No todo estão sendo entregues no Paraná 31 medalhas de Ouro, 89 de Prata e 250 medalhas de Bronze. As de ouro serão entregues no Rio de Janeiro, sede do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), promotora da olimpíada. A premiação envolve alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio das escolas públicas, e ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação.
No Brasil, dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharam medalhas de ouro (501), prata (1.500) e bronze (4.501), e 42.482 estudantes receberam menções honrosas.
ESTÍMULO – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O evento conta com o apoio da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Sociedade Brasileira de Matemática, uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos. No Paraná, recebe também o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
ANO QUE VEM – Já a OBMEP de 2017 (cuja premiação ocorrerá no ano que vem) passa a envolver também alunos de escolas privadas. O evento faz parte do “Biênio da Matemática”, movimento que prevê a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). A lei 13.358/2016, que instituiu o Biênio, é originária de um projeto de lei encabeçado pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.
A olimpíada deste ano (13ª edição) já está acontecendo. Na próxima segunda-feira, dia 19, é a data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase. No dia 11 de agosto sairá a divulgação dos classificados e o local de realização das provas no site www.obmep.org.br.
Mais de 18 milhões de alunos brasileiros participam. Nesta edição, a maior competição estudantil do país bateu um novo recorde de instituições de ensino inscritas (53.230), abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. A competição contará, pela primeira vez, com participantes de colégios particulares (4.472 inscritos).