Novo reitor do IFPR prioriza câmpus de Londrina

AssCom Alex Canziani
28 de Maio de 2015 - 22:36 h

Com apoio do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), o Ministério da Educação concordou em estender a permanência do professor Ezequiel Westphal como reitor do Instituto Federal do Paraná.

Comandando a instituição como reitor substituto, Ezequiel teria que se afastar do cargo no próximo dia 13 de junho, antes que sua designação pelo ministro fosse efetivada. Ele havia assumido o lugar do professor Irineu Colombo, que em março teve o mandato suspenso liminarmente pela Justiça Federal. A Justiça entendeu que o mandato de Colombo, ex-deputado federal, deveria ter terminado em maio de 2014, conforme requisitado em uma ação popular.

Em um encontro realizado em Brasília na última quarta-feira, com o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, Westphal declarou que uma das suas prioridades à frente da reitoria será a implantação de um câmpus na cidade de Londrina. Hoje, o IFPR tem uma unidade de 2.500 metros quadrados localizada no centro. O terreno para a instalação do câmpus, de 66.326 metros quadrados, já existe e fica na região norte da cidade, mas o prazo para a construção ainda está em aberto. O anúncio para a concretização da obra foi feito na companhia de Canziani.

Westphal foi eleito dia 13 de maio reitor do Instituto Federal do Paraná pela comunidade acadêmica para um mandato de quatro anos. Alex Canziani explicou que o afastamento de Westphal no intervalo até a sua posse, porém, prejudicaria a continuidade da administração do instituto.

INSTITUTO FEDERAL – O Instituto Federal do Paraná é vinculado ao Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. É voltada à educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Alex Canziani foi o relator do projeto de lei na Comissão de Educação, ajudando a transformar todas as escolas técnicas federais.

Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica. Cerca de seis anos após ser instituído formalmente, o IFPR possui 26 câmpus espalhados pelo Paraná.


FOTO: Alencar Pereira