Alex quer acordo sobre arrendamento do Porto de Paranaguá

AssCom Alex Canziani
10 de outubro de 2013 - 10:57 h

 

A bancada do Paraná reuniu-se para discutir o plano de arrendamento do Porto de Paranaguá. Deputados e senadores do Estado ouviram o Secretário da Infraestrutura Logística do Paraná, José Richa Filho, e o superintendente do Porto de Paranaguá, Luiz Dividino. As propostas de arrendamento do Porto têm provocado divergências entre os governos federal, estadual e os empresários. O governo do Paraná pode questionar na Justiça a proposta da Secretaria de Portos (SEP) para o arrendamento de áreas no Porto de Paranaguá.

O deputado Alex Canziani (PTB-PR) trabalha por um acordo entre as partes. “A Lei dos Portos, que aprovamos aqui [Câmara dos Deputados], prevê um série de investimentos para o setor, tanto pelo Governo federal quanto pela iniciativa privada. No entanto, quando os técnicos da Secretaria dos Portos estiveram no Porto de Paranaguá mostrando quais seriam as ações do Governo federal para o Porto, frustraram os nossos empresários porque não atendiam àquilo que o Porto de Paranaguá precisava. Por isso recebemos José Richa e Dividino para discutir e chegar a um acordo”, explica Canziani.

O deputado está otimista por conta da relevância do Porto. “Acredito que o Governo federal será compreensivo com relação às nossas demandas e vai alterar o que estava previsto em relação a investimentos para o Porto. Esta não é só uma questão do Paraná, mas de todo o Brasil, afinal o Porto é fundamental para o país”, destacou o deputado paranaense.

O Porto de Paranaguá cresceu 300% nos últimos 20 anos. No entanto enfrenta dificuldades de escoamento. Atualmente passam pelo corredor de exportação 6 milhões de toneladas de grãos por ano.