Canziani apela para mais inscrições no Pronatec

A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. São 117 cursos com duração de 800 a 1,2 mil horas em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares institutos federais de educação, ciência e tecnologia escolas técnicas vinculadas a universidades federais escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.
O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), lembra que o Pronatec é um dos programas de maior relevância do governo para qualificar a mão de obra.
“O Pronatec surgiu para combater a falta de qualificação na mão de obra – o que impede o crescimento do Brasil. Atualmente temos mais de 4 milhões de pessoas estudando através do Pronatec e isso significa mais jovens e trabalhadores melhor preparados para atender a demando do mercado”, destaca o deputado da educação.
Segundo o parlamentar paranaense, há hoje mais instituições ofertando vagas para o ensino técnico. “E agora o governo federal lança o Sisutec, para aperfeiçoar e facilitar ainda mais o ingresso no Pronatec”, afirmou Canziani.
Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas. Cada participante poderá se inscrever em até dois cursos técnicos.