Deputado comemora mais dois IFPR no Paraná

AssCom Alex Canziani
14 de Maio de 2013 - 12:36 h

 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), comemora a viabilização de mais dois institutos federais para o Paraná. “&Eacute com grande alegria que destaco a construção do câmpus do Instituto Federal de Astorga e o de Londrina. Tivemos a participação direta neste sonho dos munícipes”, salienta o parlamentar paranaense.

Segundo o deputado da educação, quando uma cidade ganha um Instituto Federal de Educação “significa investimentos pesados para o município e mão de obra qualificada. A cidade recebe talentos que o MEC contrata para trabalhar nos institutos isso impacta em todas as áreas do município”. Ainda de acordo com o deputado, “quem ganha com isso é a juventude, o Estado e acima de tudo a educação brasileira”.

O Instituto Federal de Astorga terá capacidade para oferecer cursos profissionalizantes em nível superior, gratuitos, a 1,2 mil alunos, os investimentos serão em torno de 1,5milhões só do governo federal.

Em Londrina, a licitação para contratação da empresa que começará as obras deve ser feita ainda neste ano. A empresa vencedora terá um ano para concluir a primeira etapa da obra, que contempla a construção do bloco administrativo e da quadra poliesportiva, e deve custar ao governo federal R$ 8 milhões. Ao todo, a construção deve custar R$ 14,5 milhões.

Hoje, o Instituto Federal de Londrina está instalada numa unidade que atende 400 alunos. Com o novo espaço, o Instituto espera atender 1.200 estudantes dos ensinos técnico, médio e graduação e trazer dois novos cursos.

Atualmente, dos 399 institutos federais de educação espalhados pelo país, 28 estão em municípios paranaenses.