Pequenos cientistas londrinenses visitam Canziani

AssCom Alex Canziani
1 de Abril de 2013 - 17:13 h

 

Os alunos londrinenses Elias Justino de Oliveira Junior, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Vicente Rijo, e Cecília Valéria Feliciano, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José de Anchieta, estiveram visitando o deputado federal Alex Canziani (PTB) na tarde de hoje (01) para mostrar uma prótese de mão biônica humana que estão desenvolvendo a nível acadêmico e científico. Os dois fazem parte do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S – Londrina) e estão sob a orientação do professor Thiago Queiroz.

Ambos estiveram em março participando da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace), realizado em São Paulo e tiveram apoio do parlamentar paranaense, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional. “Eles merecem, até porque realizam um belo trabalho que tem tudo para ganhar força e apoio institucional. São dois geniozinhos londrinenses que nos dão muito orgulho”, enalteceu Canziani durante a apresentação do trabalho, no escritório do parlamentar em Londrina.

O projeto de Elias e Cecília tem como objetivo construir uma prótese confeccionada a partir de materiais alternativos e de baixo custo, com movimentos que simulem o movimento da mão.

O trabalho que desenvolvem chamou a atenção da comunidade londrinense há duas semanas, e foi motivo de muitas entrevistas nos principais meios de comunicação da cidade, inclusive na Folha de Londrina, que fez uma
bela reportagem a respeito.

A visita foi acompanhada pela coordenadora geral do núcleo, Fabiane Chieire Cianca pela professora co-orientadora Joicy Alves Quintella e por Sílvia Valéria Feliciano, mãe de Cecília.