Alex resume ações parlamentares pela educação em 2012

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), destaca o trabalho do Congresso em prol da educação em 2012. “Aprovamos matérias de grande relevância para a nossa educação neste ano. Estamos com algumas comissões especiais trabalhando na elaboração de propostas para mudanças significativas no ensino brasileiro”, destacou o parlamentar paranaense.
O deputado da educação aponta as principais propostas aprovadas neste ano: “Aprovamos o Plano Nacional de Educação, o PNE 2011-2020, com as principais diretrizes para educação brasileira. Esse projeto foi fruto de muito debate aqui no Congresso para conseguirmos acordo em torno das 20 metas para o nosso ensino”, salienta. “Nossa maior vitória no PNE foi a destinação de 10% do PIB nacional para a educação.”
Canziani lembra que os parlamentares também aprovaram o projeto de lei do Executivo, relatado por ele na Comissão de Trabalho, que reestrutura o plano de carreiras e cargos do magistério federal, estabelecendo novas regras de ingresso, requisitos para desenvolvimento e remuneração. “Outra matéria que tive o privilegio de relatar e que foi aprovada criou mais de 77 mil cargos de direção e funções gratificadas ligadas ao Ministério da Educação, destinados às Instituições Federais de Ensino.”
O deputado lembra ainda que a Frente Parlamentar debateu o tema educação durante o ano todo. Foram realizadas dez palestras com especialistas em educação que discutiram diversos assuntos da área.
Alex Canziani também destaca o seu trabalho na Comissão Especial que trata da concessão de crédito educativo a alunos carentes do ensino médio de escolas privadas, e na Comissão Especial que trata da reforma do ensino médio: “São duas comissões relevantes para melhora do nosso ensino médio. Precisamos de mudanças urgentes nesta modalidade, que atualmente é um dos gargalos da nossa educação”, afirmou.