Encontro amanhã em Cornélio inicia ações do “Arranjo da Educação” do Norte do Paraná

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte do Paraná (ADE), através da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), realiza amanhã o primeiro dos três encontros planejados para acontecer ainda neste ano, com o propósito de iniciar o trabalho em rede e construir o plano estratégico do grupo por meio da troca de experiências e busca de soluções compartilhadas no enfrentamento das dificuldades na área da Educação do território.
No evento desta quinta-feira, às 8h30, no prédio do Sindirural (Avenida Alberto Carazzai, nº 1630), os participantes debaterão as formas de fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. “Queremos trabalhar de forma articulada com o Estado e a União, promovendo e fortalecendo a cultura do planejamento integrado e colaborativo na visão territorial e geopolítica”, destaca o presidente da Amunop, Amin Hannouche, prefeito de Cornélio Procópio.
Na reunião, os municípios deverão ser representados pelo secretário de educação e dois técnicos da secretaria, sendo um deles responsável pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) do município. Quem também estará presente é o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), responsável pela implantação do Arranjo na região da Amunop.
Uma segunda reunião já foi marcada para o dia 13 de novembro, quando os participantes vão tratar da alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. No terceiro encontro, dia 3 de dezembro, será discutido o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos e a ampliação da oferta de educação infantil.
ADE – O Arranjo de Desenvolvimento da Educação foi implantado no Norte do Estado dia 20 de julho, e congrega as cidades de Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Curiúva, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí, e conta com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio, MindGroup e Comunidade Educativa CEDAC, além da própria Amunop.
O objetivo da ADE é articular todas as ações de forma integrada, e sempre envolvendo as políticas educacionais dos municípios participantes para garantir o direito à educação, fortalecer a democratização das relações de gestão e promover a aplicação dos recursos de forma eficiente e solidária.
Cerca de duzentos municípios brasileiros já participam dos ADEs.