Municípios participam de nova rodada do PAR

Vinte e nove municípios paranaenses estiveram representados nesta segunda-feira (27) no Núcleo Regional de Educação de Londrina para mais uma rodada de capacitação técnica voltada à elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR). O evento, que prossegue hoje (28), é voltado para técnicos educacionais e secretários municipais de Educação e conta com a presença da professora gaúcha Marlinda Pacheco Andrade, consultora especialista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação.
Marlinda já esteve na cidade em maio para capacitar representantes de outros municípios. Tanto daquela vez quanto agora ela vem a convite do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani. “Queremos facilitar ao máximo para os municípios. Acho o PAR muito importante para as diferentes gestões de ensino”, avalia o deputado da educação.
O QUE É – Através do Plano de Ações Articuladas é possível os Estados e municípios realizarem convênios para repasses de recursos e apoio técnico e/ou financeiro do FNDE, incluindo apoio pedagógico, capacitação e reestruturação da rede física, como construção de escolas, ampliação, reforma, aquisição de equipamentos, transporte escolar, uniforme escolar, mobiliário, capacitação de professores, treinamentos e outros.
Uma das ferramentas para a execução do PAR é a utilização do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec, instrumento chave para a inclusão dos municípios no plano. O Simec é um portal operacional e de gestão do MEC que trata do orçamento e monitoramento das propostas do governo federal na área da educação.