Escolas divulgarão cursos técnicos para alunos

O Núcleo Regional de Educação de Londrina realiza, nesta sexta-feira, um encontro para esclarecer e definir as formas de divulgação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que no caso do NRE será realizado através de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A reunião, às 8 horas, na sede do Senai (Rua Belém, nº 844), será voltada para diretores, supervisores e secretários das escolas estaduais de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia, que fazem parte do Núcleo e que estão sendo convocados pelo órgão.
O Pronatec é um programa do governo federal que começou a ser operacionalizado este ano através de diferentes parcerias, inclusive com as secretarias estaduais de Educação, com o propósito de expandir ainda mais as oportunidades de profissionalização de jovens e adultos. O programa conta com o apoio da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, através do presidente, deputado federal Alex Canziani, que foi o relator do projeto na Câmara e que acompanha a implantação do programa no Paraná. O Rotary Club Londrina Alvorada também apoia a iniciativa.
O Núcleo de Londrina, junto com o Senai, Senac e a unidade do IFPR, vão oferecer este ano, num primeiro momento, cerca de 350 vagas em vários cursos técnicos, todos voltados para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.
OFERTAS – As parcerias da Secretaria de Estado da Educação com aquelas três instituições disponibilizarão, em 2012, uma oferta de mais 12,7 mil vagas nos cursos de qualificação profissional, com duração de 160 horas e outras 6 mil vagas destinadas aos cursos técnicos concomitantes que serão realizados junto com o ensino médio, com duração de dois a três anos. Informações sobre vagas e inscrições estão disponíveis no site www.pronatec.pr.gov.br.