Um grupo de 30 técnicos extensionistas ligados ao Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) do Estado, órgão criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estarão em Londrina, de 27 a 30 deste mês, participando de um programa de treinamento e aprimoramento. Os trabalhos serão realizados, durante todo o dia, no Centro de Treinamento do Iapar, onde fica a sede do Núcleo Operacional da PEIEX em Londrina. Deverá participar todo o corpo técnico do órgão, como coordenadores, monitores, técnicos e estagiários de Londrina e dos outros dois núcleos operacionais do Estado (Curitiba e Maringá).
O treinamento será oferecido pelos técnicos da Apex-Brasil, de Brasília. Estarão em Londrina, entre outros, o coordenador nacional do PEIEX, Leonardo Deppe o especialista em INPI – Propriedade Intelectual, Heberto Medanha e o especialista em Banco de Dados, Aurélio Bringel. Também vão falar diretores da Fundação Araucária, de Curitiba, responsável pela gestão do projeto no Estado. Estarão presentes o presidente da fundação, Paulo Broffmann e o diretor Administrativo e Financeiro e coordenador estadual do PEIEX, José Carlos Gher.
A proposta do curso é melhorar a capacitação e reciclar as atividades realizadas pelos técnicos do projeto. “Trabalhamos num segmento altamente competitivo e muito dinâmico, o que nos exige constantes treinamentos”, resume o coordenador do núcleo da PEIEX em Londrina, Luís Paulo Bombassaro, um dos organizadores do treinamento. Ele lembra que apesar de o Brasil ser a sexta economia do mundo, as exportações do país representam menos de 2% de todas as exportações mundiais. “Temos muito que avançar neste segmento.”
O QUE É – O PEIEX surgiu em 2009 dentro da Apex-Brasil, que atua na promoção comercial de produtos e serviços brasileiros no exterior e na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ela tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.
Trata-se de um projeto da Apex voltado para a capacitação de empresas com potencial de exportação. O objetivo é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. Nesse sentido, o programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos dessas empresas.
O projeto funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 30 núcleos operacionais localizados em várias cidades do Brasil, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. Até 2011, PEIEX Londrina, por exemplo, atendeu 608 empresas.
“Com o conhecimento transmitido pelos técnicos e a implantação das melhorias indicadas após o trabalho de análise, a empresa só tem a ganhar, tornando-se apta para encarar novos desafios de mercado, como a exportação”, justifica Bombassaro.
PROGRAMAÇÃO
27 de março – terça feira – METODOGIA DO PEIEX
8:00
Abertura do evento – APEX/PEIEX
8:15 as 17:30
Treinamento – Leonardo Deppe
18:00 as 19:00
2ª. Reunião Núcleos Operacionais Paraná
28 de março – quarta feira – METODOLOGIA DO PEIEX
8:00 as 17:30
Treinamento – Leonardo Deppe
29 de março – quinta feira – MARCAS E PATENTES
8:00 as 17:00
Treinamento – Heberto Medanha
17:00 – 18:00
Palestra “INOVAÇÃO” – Dr. Paulo Broffman – Fundação Araucária
30 de março – sexta feira – BANCO DE DADOS
8:00 as 10:00
Treinamento – Aurélio Bringel