O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), recebeu nesta terça-feira, em Brasília, prefeitos e secretários de educação de vários municípios do norte do Paraná. Canziani acompanhou os gestores numa reunião no Ministério de Educação, onde os técnicos da pasta apresentaram os programas que podem ser levados para os municípios.
Canziani afirma que a intenção é integrar os municípios com o Governo federal. “Esta não é a primeira vez que trazemos prefeitos e secretários aqui em Brasília com o objetivo de aproximá-los dos ministérios. Optamos pelo MEC porque é uma pasta que dispõe de um orçamento razoável e, portanto, com grandes chances de atender às demandas dos municípios. O encontro foi muito positivo, os técnicos apresentaram os vários programas da pasta e esclareceram todas as dúvidas referentes aos programas já existentes da pasta”, disse.
Canziani alerta que é comum as dúvidas nas secretarias municipais. “Os gestores sempre têm duvidas, como o preenchimento de um formulário. Os municípios têm que colocar, por exemplo, tudo no Plano de Ações Articuladas (PAR) tudo o que a prefeitura quer para educação tem que estar no PAR.”, salientou o deputado da educação.
O MEC só atende aos pedidos dos municípios que estiverem devidamente cadastrados no Plano de Ações Articuladas, “e muitos secretários não sabem disto, portanto essas reuniões nos ministérios são importantes para dirimir todas essas dúvidas”, afirmou.
Segundo os técnicos do Ministério da Educação, o deputado Alex Canziani é o único parlamentar que promove este tipo de ação. O próximo encontro de gestores municipais promovido pelo deputado Alex Canziani deve ser no Ministério da Saúde, ainda neste semestre.