Secretário diz que educação profissional nunca foi tão valorizada
Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, a educação profissional nunca foi tão valorizada no Brasil. Ele foi o participante do ciclo de palestras “Educação em Debate”, realizado hoje pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, em Brasília.
“Estamos com 405 unidades federais de ensino profissionalizante. Deveremos chegar até o final do governo Dilma a mais de 560 unidades em todo Brasil”, disse o Secretário.
O presidente da Frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirma que desde o início do governo Lula a rede de escolas técnicas avançou significativamente, de forma que mudou o conceito que a sociedade tinha sobre o ensino técnico. “Hoje a sociedade compreende a importância da educação profissional. No passado o ensino profissionalizante não era valorizado no país. E não podemos deixar de destacar a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec, que vai combater o verdadeiro ‘apagão de mão de obra’ que vivemos hoje.
O programa pretende capacitar cerca de 8 milhões de pessoas e expandir a rede federal de ensino técnico”, ressaltou o deputado da educação.
A Frente Parlamentar da Educação retomou o seu ciclo mensal de palestras, oportunidade na qual continuará debatendo a educação.