Amunop conhece programa para obtenção de recursos no MEC

AssCom Alex Canziani
19 de novembro de 2011 - 14:49 h

A Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizam, na próxima terça-feira, dia 22, um seminário internacional para discutir “A Importância da Meditação Transcendental na Educação”. O evento será às 15 horas no auditório da TV Câmara, edifício principal da Câmara, andar térreo, e terá transmissão ao vivo, inclusive pela internet (http://www2.camara.gov.br/tv/).

O evento, aberto ao público e especialmente a estudantes e educadores, deverá ter a participação do diretor de Expansão da Maharishi Free School da Inglaterra, Richard Scott do físico teórico, professor de Meditação Transcendental e diretor da Fundação David Lynch no Brasil, o palestrante Joan Roura e do neurocientista Miguel Nicoleles.

Também foi convidado, como participante especial, o cineasta e ganhador de três Oscars, o próprio David Lynch, que poderá estar no seminário via videoconferência. Lynch é um dos mais entusiastas propagadores da Meditação Transcendental no mundo, sobretudo no universo educacional.

MAHARISHI YOGI – A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica de meditação introduzida em 1958 pelo guia espiritual indiano Maharishi Mahesh Yogi, que envolve o uso mental de sons específicos, com propriedades psicoativas, chamados mantras.

A técnica permite que a mente do praticante “transcenda”, atingindo um estado de “vigilância tranquila”, sem recorrer à concentração ou a pensamento ativo, como sucede em outras técnicas.

Segundo o deputado federal e meditante Alex Canziani (PTB), este tipo de meditação vem se popularizando em todo o mundo, sobretudo pela divulgação que dela vem fazendo diversas celebridades que a praticam, entre os quais destaca-se o próprio David Lynch, diretor do filme “O Homem-Elefante” e do seriado “Twin Peaks”, as atrizes e apresentadoras brasileiras Cissa Guimarães e Luiza Valdetaro, e o ator e músico brasileiro Wagner Moura. “Para isso, muito tem contribuído a David Lynch Foundation, que atua em diversos países, inclusive no Brasil”, destaca o parlamentar paranaense, presidente da Frente Parlamentar da Educação.

Um dos setores em que a fundação mais têm atuado é o da área educacional. Por meio dela, a técnica da meditação transcendental passou a ser ensinada para centenas de estudantes ao redor do mundo.