Valorizar professor é melhorar qualidade da educação, diz Chalita

A valorização do professor é; o que há de mais importante para melhorar a educação no Brasil. É o que pensa o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP), que já publicou mais de 60 títulos, desde livros didáticos até; tratados sobre é;tica e sobre filosofia.
Chalita foi o palestrante de hoje de manhã no ciclo “Educação em Debate”, promovido regularmente, em Brasília, pela Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional. O evento foi transmitido pela TV Câmara e Rádio Câmara para todo o país, inclusive pela internet.
Conforme disse, a valorização do professor é; a principal medida para uma educação de qualidade. “O professor precisa ser estimulado, valorizado, ser bem remunerado para que ele possa fazer a diferença na sala de aula”, destacou o parlamentar.
Para uma platé;ia formada por alunos de Pedagogia, Gabriel Chalita discorreu sobre o papel do professor na vida do aluno. “O professor precisa estimular no aluno, alé;m da vontade de estudar, a é;tica, a compaixão, a compreensão. O aluno precisa aprender a lidar com as suas emoções, com as diferenças. A habilidade emocional é; muito importante no processo de aprendizagem. A arte pode ser uma forte aliada neste processo.”
O presidente da Frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que Gabriel Chalita abordou um tema extremamente relevante para uma educação de qualidade. “Chalita destacou a importância da valorização do professor para que tenhamos uma educação melhor, digna de primeiro mundo.
Concordamos com ele que o professor é; a alma da educação. Ele falou també;m em estimular os jovens a ingressarem na carreira de docente. Chalita destacou ainda que todos os alunos podem aprender, o professor é; quem deve descobrir a melhor maneira de fazer os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, a acompanharem os demais colegas”, ressaltou Canziani, idealizador do ciclo “Educação em Debate”.
A Frente Parlamentar Mista da Educação faz uma palestra por mês para debater como melhorar a educação brasileira.