Ensino médio tem que ser atraente, diz Alex

O grande gargalo da educação brasileira é; o ensino mé;dio. É o que acha o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), que participou hoje de um debate sobre o futuro Plano Nacional de Educação (2011/2020), atualmente em discussão no Congresso Nacional. Canziani é; vice-presidente da comissão especial que analisa o plano.
O debate fez parte do programa “Participação Popular”, da Rádio Câmara de Brasília. També;m participaram das discussões o professor universitário Gilberto Lacerda, da Universidade de Brasília (UnB); e o presidente do Instituto Alfa Beto, João Batista Araújo. A apresentação foi de Fabrício Rocha.
O FUTURO – Para o deputado Alex Canziani, é; no ensino mé;dio que os alunos começam a decidir os seus futuros profissionais, e uma decisão mal tomada pode comprometer não só a carreira como també;m a própria vida da pessoa. “Temos que fazer com que o ensino mé;dio seja atraente”, salientou o parlamentar.
Durante a sua participação, o deputado elencou uma sé;rie de opiniões a respeito da atual conjuntura educacional do país. Ele també;m se mostrou preocupado com os dilemas de muitos vestibulandos, “que muitas vezes prestam vestibular para cursos que não querem fazer, e muitas vezes o fazem só porque é; fácil de passar”.
Segundo Canziani, a indecisão e a escolha errada acabam provocando uma grande frustração para o estudante. “Escolher o curso errado não é; bom para o sistema, não é; bom para o aluno e també;m não é; bom para a faculdade. Que tipo de profissional vamos ter na sociedade se ele passar anos estudando emocionalmente deprimido?”, pergunta Alex Canziani.