Alex acompanha brasileiros em torneio de formação profissional

AssCom Alex Canziani
23 de setembro de 2011 - 15:14 h

A convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o deputado federal Alex Canziani (PTB) estará em Londres (Inglaterra) para acompanhar o “41º Torneio Internacional de Formação Profissional (WorldSkills 2011)”, que será promovido, de 4 a 8 de outubro, pela International Vocation Training Organization (IVTO). O WorldSkills reúne alunos e profissionais de até; 23 anos de idade, de todo o mundo, que trocam experiências e conhecimentos té;cnicos e tecnológicos. O Brasil enviará 28 alunos do Senai e do Senac de diversos Estados.

A competição, que acontece no centro de eventos Ex-Cell, terá mais de mil jovens de 50 países. São os melhores do mundo nas 46 profissões industriais disputadas no WorldSkills, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica, robótica móvel, eletricidade predial e industrial.

O torneio foi criado há 61 anos e é; realizado a cada dois anos ímpares. Em 2009 a competição foi em Calgary (Canadá), ocasião em que o Brasil ficou em 3º lugar. O WorldSkills Competition é; considerado a “olimpíada mundial de educação profissional”.

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO – Presidente da Frente Parlamentar da Educação e membro da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, Alex Canziani acha que o Brasil estará bem representado no torneio: “Nosso país participa desde 1982 e esse intercâmbio tem sido importante para melhorar a qualidade profissional dos nossos alunos”, destacou o parlamentar paranaense, que foi convidado pela CNI porque relatou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Té;cnico e Emprego (Pronatec) na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos (CTASP) da Câmara dos Deputados.

Canziani quer aproveitar a estada em Londres para conhecer o Ministé;rio da Educação inglês. Ele estará acompanhado dos deputados Biffi (PT-MS), Jorginho Melo (PSDB-SC) e Junior Coimbra (PMDB-TO), que també;m relataram o Pronatec; e da presidente da Comissão de Educação da Câmara, Fátima Bazerra (PT-RN).