Dilma anuncia novos institutos federais

A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de novas universidades e institutos federais que vão abrir 850 mil vagas. A meta do Governo até; 2014 é; a abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidente, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país.
O esforço do governo federal, na sua visão, busca superar dé;cadas de atraso e preparar a nação para o futuro.
O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, destaca que todo o Brasil vai ganhar com a construção de mais escolas té;cnicas. “É mais um passo importante que o Governo dá no sentido de qualificar ainda mais a mão de obra. Teremos mais 120 escolas em três anos. O Paraná vai aumentar sua rede. O estado teve um crescimento significativo das escolas té;cnicas. Hoje nós paranaenses temos a única Universidade Tecnológica do país. Todas as regiões do Paraná serão atendidas pelas escolas té;cnicas. Nós temos a convicção de que o caminho para um país mais moderno, para o desenvolvimento do país e de uma sociedade mais justa, é; a educação de qualidade para todos”, afirmou o parlamentar paranaense.
De acordo com o Ministé;rio da Educação, 120 cidades brasileiras irão receber as universidades tecnológicas federais. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contará, até; 2014, com 562 unidades de ensino, que atenderão todas as regiões brasileiras.