Comissão de Trabalho aprova o Pronatec

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1.209/11, do Executivo, que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Té;cnico e Emprego (Pronatec). O programa prevê oferta de bolsas, garantia de financiamento na rede privada de ensino e expansão das vagas em escolas públicas e pretende qualificar cerca de 8 milhões de pessoas.
O relator da maté;ria, deputado Alex Canziani (PTB-PR), destaca a relevância do programa. “ É um dos projetos mais importantes que estamos discutindo, o Pronatec vai viabilizar uma grande necessidade que o país tem, a capacitação profissional. O Brasil vive atualmente um verdadeiro ‘apagão’ na mão de obra qualificada. Este projeto tem várias frentes, como a ampliação das escolas té;cnicas federais e a parceria com instituições como o Senac e o Senai. O programa també;m viabiliza a parceria com Fies e Prouni para as escolas té;cnicas”, salientou o parlamentar paranaense.
O texto, que tramita em regime de urgência constitucional, ainda precisa ser analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.