Um ano a mais de estudo aumenta salário em 15%, diz educador

A Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional realizou uma palestra com Mozart Ramos Neves, presidente executivo do movimento “Todos Pela Educação” e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. O tema da palestra foi “Desafios e Futuro da Educação no Brasil: A Próxima Dé;cada”.
Para Mozart, um dos pontos principais é; a universalização do acesso à educação básica. Ainda segundo professor, que já foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e Secretário de Educação do Estado, um ano a mais de escolaridade no Brasil aumenta, em mé;dia, o salário de uma pessoa em 15%.
No entanto, ele destaca que o impacto é; de apenas 6% quando essa pessoa tem apenas formação primária; já para outra com 15 anos de estudo, que corresponde à conclusão do ensino superior, passa a ganhar 47% a mais em decorrência de um ano a mais de estudo.
Mozart Ramos també;m destacou a importância da valorização da carreira do magisté;rio com salário atraente, plano de carreira, formação inicial e continuada.
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), membro da Comissão de Educação e presidente da Frente Parlamentar da Educação, destaca as ações da Frente e reitera a valorização do professor: “Vamos trazer vários palestrantes para discutir os desafios da educação para os próximos anos e o que devemos fazer no ensino para atingirmos os níveis de países desenvolvidos. Sabemos que a educação de qualidade para todos é; o caminho para fazermos parte do primeiro mundo”, salienta o parlamentar paranaense.
Canziani vai alé;m, e disse que para ele també;m é; importante valorizar a carreira do professor, “afinal, é; ele quem prepara nossos futuros profissionais. Temos que remunerar melhor nossos docentes, dar condições melhores de trabalho para que tenhamos profissionais qualificados”, destacou.