Ideli pede apoio dos relatores do Pronatec

AssCom Alex Canziani
6 de julho de 2011 - 13:26 h

 

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reuniu-se ontem com os quatro relatores do projeto de lei que trata, na Câmara dos Deputados, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Té;cnico e Emprego (Pronatec), entre eles do deputado Alex Canziani (PTB-PR). No encontro, ela esclareceu alguns pontos da maté;ria.

O parlamentar paranaense destaca que o relatório final, a ser feito a “quatro-mãos”, está sendo elaborado depois de o projeto ter sido debatido com a sociedade e autoridades da área de educação profissional. “Vamos começar a formalizar o relatório final do projeto. Eu vou colocar no meu relatório a possibilidade de que aquela pessoa que fez o curso té;cnico, mesmo após ter terminado o curso, possa fazer um estágio numa determinada empresa, assim ela terá maior oportunidade de ser efetivada. Com a implantação do Pronatec teremos mão de obra melhor qualificada”, destacou Canziani.

O programa, do Executivo, prevê oferta de bolsas, garantia de financiamento na rede privada de ensino e expansão das vagas em escolas públicas. A proposta tramita em regime de urgência constitucional e está sendo discutida simultaneamente nas comissões de Educação, Constituição e Justiça, Trabalho e Serviço Público e Finanças e Tributação.

Até; agora foram feitas 18 emendas ao projeto original, e o relatório conjunto proposto pelos relatores das quatro comissões deve ficar pronto até; o final da semana.

O programa pretende qualificar cerca de 8 milhões de  pessoas, e deverá ser votado na Câmara na segunda quinzena de agosto.

// crack