Governo cede e vai pagar emendas

AssCom Alex Canziani
1 de julho de 2011 - 08:41 h

 

O governo federal recuou e decidiu prorrogar por três meses o prazo para pagamento de emendas ao Orçamento feitas em 2009, os chamados “restos a pagar”. Esses valores são recursos federais oriundos de emendas parlamentares ainda não pagas a Estados e municípios referentes ao Orçamento de 2009.

O valor total dos recursos pendentes é; de cerca de R$ 4,8 bilhões. O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), destaca as dificuldades, principalmente dos municípios, caso esses recursos sejam cancelados. “Esses valores já foram empenhados em 2009, e muitas vezes as emendas ainda não foram executadas por problemas com os órgãos públicos federais, problemas com os municípios ou até; mesmo problemas ambientais. Cancelar isso é; uma perda para os municípios e para a sociedade. São obras que já foram anunciadas. Muitas vezes os pequenos municípios só têm esses recursos para a realização de obras importantes, como novas creches, escolas, postos de saúde e novas vias”, salientou o parlamentar paranaense.

As emendas parlamentares são despesas incluídas no Orçamento por deputados e senadores, individualmente, para atender demandas locais.

// crack