Haddad promete R$ 2 bi para Pronatec

AssCom Alex Canziani
30 de junho de 2011 - 10:09 h

 

O ministro da Educação, Fernando Haddad, prometeu investir R$ 2 bilhões nas bolsas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Té;cnico e Emprego (Pronatec). O objetivo, segundo ele, é; garantir educação de tempo integral aos jovens que frequentam o ensino mé;dio, com o cumprimento do currículo normal somado ao ensino de uma profissão em outro período. A ideia é; que as bolsas cubram todos os custos referentes ao curso, alé;m dos valores necessários para transporte e alimentação dos estudantes.

Haddad participou, ontem de manhã, de uma reunião com os deputados federais da Comissão de Educação da Câmara. Segundo ele, o Pronatec duplicará o ensino profissionalizante até; 2015.

O relator do projeto na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), lembra a importância do programa num momento em que o país enfrenta uma crise no mercado de trabalho. “O país vive uma carência de mão de obra qualificada. O Pronatec prevê a capacitação de 8 milhões de trabalhadores para os próximos quatro anos. O programa també;m vai ampliar as escolas té;cnicas federais. A vinda do ministro foi importante para discutirmos e aperfeiçoarmos o projetos. Vamos fazer audiências públicas inclusive nos estados para debater o Pronatec. Acredito que em agosto devemos votar o projeto aqui na Câmara”, destacou o parlamentar paranaense.

A presidente Dilma Rousseff solicitou a inclusão de medidas de atendimento específico às pessoas com deficiência no programa. O projeto do Pronatec prevê oferta de bolsas aos estudantes, garantia de financiamento na rede privada de ensino e expansão das vagas em escolas públicas.

De acordo com Haddad, o programa poderá ser implementado logo no segundo semestre deste ano.