Deputado lamenta morte de ex-ministro

O deputado federal Alex Canziani (PTB) lamentou o falecimento do ex-ministro da Educação e ex-deputado federal Paulo Renato Souza, ocorrido sábado à noite. Para o deputado, Souza foi importante para o Paraná e especialmente para o Norte do Estado, enquanto foi ministro no Governo Fernando Henrique Cardoso, até; 2002.
Canziani lembra que foi com o ex-ministro que começou a se viabilizar uma escola té;cnico-profissional em Londrina, que hoje é; o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Na é;poca, os recursos para as obras haviam sido liberados pelo MEC atravé;s do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep).
També;m foi com Paulo Renato Souza no Ministé;rio que o deputado conseguiu liberar, por exemplo, recursos para o projeto do Centro-Moda de Apucarana, hoje campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e recursos importantes para o campus da UTF de Corné;lio Procópio, quando ainda se chamava Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
“O Norte do Paraná tem uma gratidão muito importante para com o Dr. Paulo Renato. Ele foi importante não só na liberação de recursos para a construção de unidades de ensino como també;m para a implementação de novas políticas educacionais no país”, salientou Canziani, que preside a Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional e é; membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Durante a sua gestão no Governo FHC, Paulo Renato implantou o Bolsa-Escola, que no Governo Lula foi ampliado e consolidado como Bolsa-Família. També;m foi em sua passagem pelo MEC que nasceu o Exame Nacional de Ensino Mé;dio (Enem) e o Fundef (antecessor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb), um novo sistema de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental.