Barão do Rio Branco vira colégio militar

O Colé;gio Estadual Barão do Rio Branco, que fica próximo às avenidas Bandeirantes e Duque de Caxias, em Londrina, será transformado em um colé;gio militar. O anúncio foi feito hoje de manhã pelo governador Beto Richa (PSDB) e pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), durante solenidade de inauguração de um bloco educacional da Universidade Tecnológica Federal de Londrina.
A mudança e os procedimentos na escola serão graduais, mas o ano letivo no novo formato já começa em 2012. Hoje, o Estado tem apenas um colé;gio do gênero, que fica em Curitiba. O de Londrina será oficializado como o “2º Colé;gio Militar do Paraná”, o primeiro do interior, e atuará no ciclo do Ensino Fundamental II e Mé;dio.
As sé;ries regulares no atual sistema serão extintas à medida que os alunos concluírem o ensino mé;dio. Hoje o Rio Branco tem 900 alunos que frequentam o fundamental (da 5ª à 8ª sé;rie) e o mé;dio. Não haverá prejuízo à oferta de vagas nos ensinos mé;dio e fundamental para os estudantes da região, que poderão fazer suas matrículas normalmente, já que, ao contrário do que muita gente pensa, o instituto não é; exclusivo para a formação de policiais militares.
“Nos empenhamos muito pela transformação do Colé;gio Rio Branco em Colé;gio Militar porque acreditamos que isso vai trazer um grande ganho de qualidade para nossa instituição, que é; muito conceituada em Londrina e tem ótima avaliação no Ideb”, disse a diretora Marilena Dias de Matos.
O deputado federal Alex Canziani, que participou diretamente na proposta de instalação da unidade em Londrina, lembra que o Colé;gio Militar de Curitiba, por exemplo, tem o segundo melhor Ideb do Estado, com nota 6,3 obtida na última avaliação que envolveu as escolas públicas, em 2009. “O primeiro lugar é; do Colé;gio Militar do Exé;rcito (federal), com 6,9”, lembra Canziani, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.
APOIO – A transformação do colé;gio londrinense teve o pleno apoio da comunidade, que foi consultada em audiência pública, e també;m tem o endosso da Secretaria da Segurança.A escola já realizou reunião com os pais dos alunos, que aprovaram a mudança.
Com o novo formato, o Barão do Rio Branco deverá virar escola modelo para este tipo de instituição.