Mesa aprova Prêmio José Mindlin

A Mesa Diretora da Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução do deputado Alex Canziani (PTB-PR) que institui o Prêmio José; Mindlin de Promoção da Leitura. A maté;ria segue agora para o plenário.
O prêmio seria concedido anualmente, pela Câmara dos Deputados, às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas que coletarem mais livros destinados às escolas e bibliotecas públicas de sua jurisdição.
A premiação será entregue pela Comissão de Educação e Cultura e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e consistirá na concessão de diploma de menção honrosa aos agraciados e outorga de medalha cunhada com a efígie do homenageado.
Alex Canziani destaca que os principais objetos da iniciativa é; criar oportunidade para que a Câmara incremente seus esforços em favor de ampliar o acesso dos brasileiros ao livro e de democratizar, no país, a prática da leitura: “Estamos certos de que capacitar a população brasileira para o uso do livro é; fator fundamental para o seu progresso econômico, político, social, assim como para a promoção da justa distribuição de conhecimento e de renda”, disse o parlamentar paranaense, que é; membro da Comissão de Educação e Cultura da câmara e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.
A definição dos agraciados será feita pela maioria dos deputados integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, a cada ano, podendo a indicação das Câmaras e Assembleias ser sugerida por qualquer parlamentar do Legislativo Federal. A coleta de livros pelos indicados ao prêmio vai acontecer na segunda semana de setembro, em referência à data natalícia de José; Mindlin, dia 8 de setembro.
A entrega do Prêmio será realizada em Sessão Solene da Câmara dos Deputados, a cada mês de outubro, na Semana Nacional da Leitura e da Literatura.