Produtores pedem votação do Código Florestal

Cerca de 20 mil produtores rurais participaram, em Brasília, de manifestação pedindo a votação do novo Código Florestal. Um grupo de parlamentares estuda as mudanças do código, entre elas a redução da área de proteção permanente (APPs) na margem de rios e riachos e em determinadas altitudes; flexibilização da reserva legal; normas específicas para a agricultura familiar; anistia para produtores que desmataram antes da legislação sobre o tema; e formas de compensação por áreas já desmatadas.
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), favorável ao novo Código, destaca a importância da manifestação e as reivindicações dos produtores: “Só do Paraná vieram quase 4 mil produtores rurais. Os agricultores não são contra a preservação do meio ambiente, mas não é; possível deixar de considerar a produção agrícola. Alguns anos atrás o governo estimulava e financiava a derrubada de árvores para o plantio. E como agora quer que o agricultor seja penalizado por isso? Como agora eles não podem plantar em encostas? Vejo que precisamos da atualização do Código”, afirmou o parlamentar paranaense.
A votação do Código Florestal ocorrerá após a conclusão de trabalhos da câmara de negociação. Os deputados defendem a reedição do decreto, que dá prazo até; 11 de junho para a regulamentação das reservas legais e prevê a aplicação de multas aos agricultores após essa data.