MEC vai mandar Pronatec ao Congresso

AssCom Alex Canziani
24 de Março de 2011 - 16:06 h

 

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve nesta semana na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O ministro anunciou que o projeto de lei que criará o Programa Nacional de Acesso à Escola Té;cnica (Pronatec) será enviado ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O projeto incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos té;cnicos de qualidade profissional.

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), que faz parte do colegiado, ressaltou outras medidas discutidas na reunião. “O Ministro debateu os projetos e as ações da sua pasta. Discutimos o Plano Nacional de Educação com as diretrizes para os próximos 10 anos. Pela proposta do Governo, até; 2016 todas as nossas crianças deverão estar na escola. Isso vai demandar ações do Congresso junto ao Governo. Teremos que construir mais creches, mais escolas para atender a toda demanda. A Câmara terá uma Comissão Especial para debater o Plano”, disse o parlamentar paranaense.

O custo total para o cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação será de R$ 80 bilhões. Segundo Fernando Haddad, a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, indicado no plano, cobrirá esses gastos.