HU apresenta projetos para melhorar estrutura

AssCom Alex Canziani
26 de Fevereiro de 2011 - 12:39 h

 

A direção do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HU) vai intensificar ações para melhorar o espaço físico e as condições de algumas de suas estruturas de atendimento, como a unidade masculina, maternidade e a unidade de molé;stias infecciosas. É o que explicou a diretora superintendente do hospital, Margarida de Fátima Fernandes Carvalho, em uma audiência realizada hoje de manhã com o deputado federal Alex Canziani (PTB), coordenador da bancada paranaense do Congresso Nacional. O encontro aconteceu no escritório regional do parlamentar, em Londrina, da qual també;m participaram a assessora de Projetos Inez Almeida, e a secretária de diretoria Marise Helena Bastos.

A superintendente salientou, para o deputado, que é; imprescindível resolver os problemas encontrados naqueles setores, e destacou ainda a necessidade de o Hospital Universitário modernizar a parte de informática. “Com mais recursos poderemos melhorar o atendimento aos pacientes”, comentou Margarida.

O deputado Alex Canziani, por sua vez, colocou-se mais ainda à disposição da instituição e disse que vai auxiliar o hospital na busca de verbas no Ministé;rio da Saúde: “Existem três possibilidade de obtermos recursos em Brasília: atravé;s das emendas individuais, apresentadas por cada parlamentar; atravé;s das emendas de bancada e també;m atravé;s da programação de investimento do próprio Ministé;rio”, explicou o parlamentar londrinense, que sempre viabilizou recursos federais e inclusive foi um dos articuladores para a construção da subestação de energia e para a instalação da Unidade de Tratamento de Queimados.

Canziani e seu gabinete na Capital Federal vão interceder pela direção do HU nos pleitos a serem feitos futuramente.

REFERÊNCIA REGIONAL – O Hospital Universitário existe há 40 anos e hoje tem 1.825 funcionários, 308 docentes e 1.800 estudantes. A instituição foi “recertificada” pelos ministé;rios da Educação e da Saúde e é; considerado “Hospital Amigo da Criança”.

Referência regional e estadual, o HU atende pacientes de cerca de 250 municípios do Paraná e de mais 100 cidades de outros estados, principalmente São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Em um ano, de junho de 2009 a junho de 2010, o hospital chegou a ter 11.446 internações e a realizar 8.590 cirurgias, segundos dados do próprio hospital.