Hosken de Novaes poderá dar nome à UTFPR

O campus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná pode ganhar um nome: José; Hosken de Novaes. O projeto de lei da Câmara Federal nº 14/2008, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB), foi aprovado semana passada pelo Senado e agora só falta a sanção presidencial.
Um grupo de entidades de classe londrinenses e do Governo do Estado está encaminhando ofícios ao Palácio do Planalto, em Brasília, pedindo apoio ao projeto.
A manifestação envolve a Acil, OAB, Clube de Engenharia, Sinduscon, Sociedade Rural do Paraná e UEL, entre outros. O prefeito Barbosa Neto (PDT) e o presidente da Câmara, José; Roque Neto (PTB), també;m deverão enviar as suas, ainda esta semana.
“Acho esse movimento importante porque valoriza o nosso pleito. O Doutor Hosken de Novaes foi um grande mestre, homem de retidão e caráter, e por isso merece a justa homenagem”, defende Alex Canziani. “Seu nome, gravado na Universidade Tecnológica, servirá de exemplo para os nossos filhos, irmãos e para a nossa posteridade.”
PREFEITO E GOVERNADOR – José; Hosken de Novaes nasceu em Carangola (MG) em 07 de fevereiro de 1917 e depois mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito.
Em 1939 obteve o grau de bacharel em ciências jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito. Em 1942 a família mudou-se para Londrina para se dedicar à advocacia.
Ingressou na política após a redemocratização do país em 1945, na União Democrática Nacional. Seu prestígio como advogado e líder ultrapassou as fronteiras do município.
Exerceu, assim, os cargos de procurador Geral do Estado, Secretário de Estado da Fazenda e membro da Comissão Estadual de Revisão de Terras e Consultas.
Em 1963 elegeu-se prefeito de Londrina, realizando uma administração modelar. Eleito vice-governador, em 1979, assumiu o poder para completar o período governamental, dada a desincompatibilização de Ney Braga, candidato ao Senado. No discurso de posse declarou: “Pretendo terminar este governo sem descaracterizá-lo ou renegar seu compromissos políticos”.
Parcimonioso, destacou-se pela contenção de gastos, apoio às atividades culturais e proteção ao social. Presidiu, com total isenção, as eleições governamentais com transparente austeridade. Professor de Direito Civil, voltou às aulas e ao seu escritório de advocacia em Londrina ao deixar o Governo.