Alex quer sala multimeios para ensino de arte

AssCom Alex Canziani
2 de outubro de 2010 - 08:07 h

Dentro da sua filosofia de apoiar e incrementar o ensino público, o deputado federal Alex Canziani (PTB) vai propor a criação de uma sala multimeios nas escolas públicas para o ensino de Arte. A ideia é; solucionar um grande problema enfrentado pelos professores, que não conseguem desenvolver plenamente os conteúdos e suas práticas pela inadequação dos espaços físicos disponíveis na grande maioria das escolas.

“A proposta partiu de um grupo de professores e educadores de Londrina que estão preocupados com a situação”, justifica Canziani, adotando a ideia.

A falta de áreas adequadas para o ensino de arte – sustentam os educadores – faz com que esse profissional sinta um cerceamento em relação às possibilidades de sua proposta pedagógica e que muitas vezes o impede de explorar, de maneira mais ampla, a rica diversidade cultural e artística existente em nosso país e no mundo.

Outro fator que indica a necessidade da existência da sala multimeios foi a aprovação da Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a educação básica, nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, até; 2011.

O MEC recomenda que, alé;m das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

EXPERIÊNCIA HUMANA – De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção esté;tica, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Em todos os ciclos da educação fundamental, os Parâmetros Curriculares dão à área de Arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas: (1) Artes Visuais – com maior amplitude que Artes Plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador; (2) Música; (3) Teatro; (4) Dança.