Câmara aprova piso para policiais

AssCom Alex Canziani
7 de julho de 2010 - 10:59 h

A Câmara aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, a proposta de piso salarial para os policiais dos estados. A maté;ria ainda precisa ser analisada em segundo turno, antes de seguir para o Senado.

De acordo com a emenda, uma lei federal definirá o piso salarial dos policiais civis e militares e dos bombeiros dos estados, que passarão a receber na forma de subsídio. A mesma lei criará um fundo para ajudar os estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados.

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), que votou a favor, destacou a organização da categoria na luta pela aprovação da PEC. “Os policias se organizaram e fizeram uma grande pressão para que nós votássemos a emenda. É um passo importante na valorização daqueles que cuidam da nossa segurança. Precisamos ter policiais bem remunerados”, disse.

Canziani quer votar o segundo turno logo. “Espero que antes do período eleitoral possamos votar em segundo turno. Parabé;ns aos policiais, que lutaram incansavelmente pela aprovação da emenda”, afirmou.

A proposta original, que começou a ser votada em março, fixava o valor de R$ 3.500,00 para soldados e de R$ 7.000,00 para oficiais. A diferença entre o piso e o salário pago atualmente pelos governos estaduais seria bancado pela União. O governo fez as contas, percebeu o rombo nos cofres públicos e havia interrompido a tramitação.