Tecnológica abre Engenharia de Materiais

O Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ofertará novo curso a partir do segundo semestre deste ano: o de “Engenharia de Materiais”, cujo objetivo é; formar profissionais capacitados para atuar em pesquisa, desenvolvimento, produção e utilização de materiais metálicos, cerâmicos e polimé;ricos nos diversos contextos em que possam ser aplicados tecnologicamente.
“É uma grande notícia! A gente vê que a nossa universidade tecnológica está na vanguarda e cresce a olhos vistos”, comemora o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, Alex Canziani (PTB-PR), també;m coordenador da bancada paranaense no Congresso. “Nunca tive dúvidas do sucesso da universidade tecnológica.” Para Canziani, que foi um dos articuladores pela instalação do campus em Londrina, a comunidade universitária da região será a maior beneficiada.
PROFISSÃO-CHAVE – Devido ao caráter multidisciplinar de sua formação, o engenheiro de materiais tem se tornado um profissional-chave na integração de vários campos do conhecimento, o que lhe reserva um papel fundamental no desenvolvimento e aplicação das novas gerações de materiais, mé;todos de processamento e criação de uma diversidade de inovações tecnológicas. Tende ainda a se destacar no contexto atual em que se busca a economia de energia e de recursos naturais, oferecendo alternativas de materiais compatíveis com o crescimento sustentável.
Estas qualidades fazem com que esses profissionais sejam disputados por grandes empresas dos setores públicos e privados, nos setores de metalurgia, química e petroquímica, indústria de transformação, embalagens plásticas, vidros, resinas e tintas, fibras, materiais cerâmicos, componentes eletrônicos, automotivos, prestação de serviços, ensino e pesquisa, entre outros.
Entre algumas atividades desenvolvidas pelo Engenheiro de Materiais estão a criação e aperfeiçoamento de materiais para que sejam mais eficazes, econômicos e menos poluentes; o estudo de novas aplicações para materiais já conhecidos; a análise das estruturas e a fiscalização da qualidade no processo de produção.
PERÍODO INTEGRAL – O curso de Engenharia de Materiais ofertará 44 vagas semestrais, será ministrado em período integral, com tempo normal para a conclusão de 10 semestres letivos (cinco anos).
Para a estruturação do curso, está em construção um novo bloco, que abrigará salas de aulas e laboratórios, num investimento de 4,3 milhões de reais, com previsão de té;rmino para fevereiro de 2011. També;m está programado um investimento de mais de 2 milhões de reais em equipamentos de laboratórios e mobiliário, sendo que deste total, 600 mil será neste ano.
També;m estão previstos, para o final do ano, o té;rmino da construção da nova biblioteca e, para 2011, a construção do RU.
Para atender este novo curso, será aberto, em breve, concurso para contratação de novos docentes.
SELEÇÃO – Aos estudantes interessados em concorrer a uma vaga no novo Curso de Engenharia de Materiais ou aos outros cursos ofertados pelo Campus Londrina, Tecnologia em Alimentos e Engenharia Ambiental, a seleção será feita atravé;s do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual o crité;rio utilizado é; a nota do Exame Nacional do Ensino Mé;dio (Enem) 2009.
O Ministé;rio da Educação divulgou que a seleção terá uma rodada única de inscrições, de 10 a 14 de junho. O estudante poderá se inscrever em até; dois cursos, elegendo sua primeira opção.
Durante o período de inscrição, ele pode alterar suas opções se perceber que tem mais chances de passar em alguma outra instituição ou curso diferente do que escolheu inicialmente.
Etapas
Escolha de vaga – 10 a 14 de junho
Lista da 1ª chamada – 17 de junho
Matrículas da 1ª chamada – 21 e 22 de junho
Lista de 2ª chamada – 26 de junho
Matrículas de 2ª chamada – 30 de junho e 1º de julho
Lista da 3ª chamada – 7 de julho
Matrículas da 3ª chamada – 12 e 13 de julho
Lista de espera – 19 de julho
(Assessoria de Imprensa da UTFPR Campus Londrina e AssCom Alex Canziani)