Prefeitos querem royalties do pré-sal

Brasília recebeu nesta semana, de terça-feira a quinta-feira, a 13ª Marcha dos Prefeitos, que trouxe à Capital Federal cerca de 4 mil chefes de prefeituras.
O coordenador da bancada do Paraná, deputado Alex Canziani (PTB-PR), esteve no evento e, depois do encontro com prefeitos paranaenses, destacou as principais reivindicações dos gestores: “Os prefeitos defendem temas como a redistribuição dos royalties do petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o aumento dos repasses da União para aplicação na área da saúde. Eles querem a votação, pela Câmara, da Emenda 29, que destina mais recursos para a saúde”, afirma o parlamentar.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, que liderou a comitiva dos prefeitos, se reuniu com a bancada do Paraná para pedir aos parlamentares a aprovação da Proposta, que leva mais recursos para saúde.
Alex Canziani afirmou que vai, junto com a bancada, pressionar os lideres partidários para atender à pauta dos prefeitos. “Temos que continuar trabalhando em prol dos municípios. É lá que está a população, portanto é; preciso fortalecer as cidades, principalmente as pequenas cidades. A bancada do Paraná está atenta às necessidades dos nossos munícipes”, destaca Canziani.
O texto principal da emenda já havia sido aprovado pelos parlamentares, mas um destaque referente à Contribuição Social para a Saúde (CSS), uma espé;cie de CPMF (que cobrava 0,38%), que irá custar 0,1% sobre as movimentações financeiras, gerou contrové;rsia e impediu que a regulamentação fosse concluída. O destaque ainda é; o principal impasse para a votação da Emenda.