Deputados aprovam Ficha Limpa

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto Ficha Limpa. O deputado Alex Canziani (PTB-PR), que votou favorável ao projeto, lembra que a proposta foi enviada à Câmara em setembro passado, com mais de 1,5 milhão de assinaturas.
O deputado ressalta os principais destaques do projeto: “A proposta veda o registro eleitoral aos políticos condenados na Justiça em decisões colegiadas (adotadas por mais de um juiz) por crimes greves: crimes contra a vida, por tráfico de drogas, por improbidade administrativa, alé;m da cassação de mandato eletivo. O texto també;m amplia o prazo de inelegibilidade de três para oito anos”, disse Canziani.
Na avaliação do deputado, a votação expressiva na Câmara foi uma vitória da sociedade. Os que defendem a proposta acreditam que, se aprovado até; o inicio de junho, antes das convenções partidárias, as regras valeriam para as eleições deste ano. Para isso o Senado precisa votar o projeto até; o dia 06. No entanto, a pauta da Casa está trancada por Medidas Provisórias. E os lideres do governo já avisam que os projetos do pré;-sal são os primeiros na fila de votação. O executivo quer urgência na aprovação das propostas que regulamentam a exploração do pré;-sal.