Alex quer mais que inflação para aposentados

A Câmara dos Deputados precisa buscar um entendimento para a questão do reajuste das aposentadorias. É o que afirma o presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Alex Canziani (PTB-PR). “Estamos buscando um acordo no sentido de poder dar um aumento acima da inflação para recompor as perdas que os aposentados tiveram ao longo dos anos”, destacou o parlamentar paranaense.
Líderes partidários da Câmara e do Senado reuniram-se nesta quarta-feira para tentar definir o reajuste das aposentadorias de valor acima de um salário mínimo, mas não chegaram a um acordo sobre o índice. A Medida Provisória que trata desse assunto deverá ser incluída na pauta do Plenário na próxima semana.
A MP original estabelece um aumento de 6,14% mas, na semana passada, senadores governistas e representantes dos aposentados negociaram um índice de 7,71%. No entanto, o líder do governo e relator da MP, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o seu relatório estabelecerá os 7%. Qualquer valor aprovado será retroativo a 1º de janeiro.
O líder disse ainda que, caso o Congresso aprove os 7,7% “só restará ao presidente Lula vetar o reajuste”, disse.