Índios revoltados pedem apoio a deputados

AssCom Alex Canziani
11 de Março de 2010 - 18:16 h

 

A comunidade indígena insiste para o Governo rever a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai), medida que culminou com uma sé;rie de mudanças na estrutura da entidade.

Representantes dos índios estiveram ontem em Brasília para uma audiência com o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB), a quem foram pedir apoio à causa.

Segundo Canziani, o decreto tem provocado inquietação nos indígenas. “Isso tem revoltado os índios de todo o país. No Paraná mesmo foi extinta a coordenadoria, justamente o Estado que tem uma população indígena muito significativa. Isso dificulta todo o trabalho dos índios para reivindicar seus pleitos”, afirmou.

O presidente da Comissão do Trabalho prometeu ao grupo que o órgão vai se dedicar à questão. As mudanças na Funai – salienta o presidente da CTASP – foi o estopim para confrontos desnecessários, “o que lamentavelmente tem causado manifestações violentas”.

O parlamentar disse que a comissão deverá promover uma audiência pública envolvendo representantes dos índios, do Governo e da própria fundação para tentar chegar a um acordo.

MUDANÇA – O decreto mudando a estrutura do órgão foi assinado pelo presidente Lula em dezembro passado. De acordo com texto, das atuais 45 unidades administrativas regionais da Funai, nove deixarão de existir. A reforma també;m prevê a redução do número de postos avançados na entrada das aldeias.